terça-feira, 3 de novembro de 2009

A preservação do material documental é tema da palestra do diretor do IBICT

A preservação do material documental é tema da palestra do diretor do IBICT

O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Emir Suaiden, esteve recentemente ministrando palestras na Colômbia, Costa Rica e Paraguai sobre “A preservação do material documental”, a convite desses países. Como esclarece Suaiden, os países latino-americanos estão despertando para a questão da memória do patrimônio histórico, científico e econômico, sendo que muitos já perderam parte de sua história. Na ocasião das visitas, foi discutida a possibilidade de um convênio futuro, com transferência de tecnologia, assim como de bolsas para estágio de curta duração.

De acordo com o diretor, o Brasil está muito avançado na questão da preservação digital em relação aos países ibero-americanos: “o papel do IBICT hoje, quando transfere tecnologia de bibliotecas digitais, de periódicos eletrônicos, é de responsabilidade social perante as instituições que dela necessitam, como, por exemplo, alguns países da América Latina. E isso eles vêm nos cobrando muito. Cada vez que viajo é uma nova proposta de convênio”, salientou.

Conforme Suaiden, as tecnologias atuais permitem ter uma memória digital, como é o caso do IBICT com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). E esclareceu: “é de fundamental importância a convivência da cultura do livro tradicional, impresso, ao lado da cultura do livro digital. Nos países que visitei, as bibliotecas são tradicionais, mas é preciso dizer que a Colômbia está investindo muito em bibliotecas, o país descobriu que para diminuir a violência, o ideal é implantar grandes bibliotecas nos locais mais marginalizados. Eles estão fazendo muito bem isso por todo o país, recebendo, inclusive, um prêmio da Fundação Bill Gates”.

Emir Suaiden contou que, com a implantação das bibliotecas, diminuiu o narcotráfico, ressaltando que a Colômbia está partindo para uma solução muito interessante chamada Parque Biblioteca. “É um espaço que serve de Centro Cultural, com exposições, atividades físicas, teatro, cinema e cursos, entre outras atividades. As pessoas fazem longas filas para entrar no estabelecimento. Os colombianos têm uma capacidade de leitura incrível, o que combate em muito a exclusão social. É uma verdadeira vocação informacional, tanto que eles já ganharam prêmio Nobel de Literatura, com o escritor Gabriel García Márquez”, relembrou.

Núcleo de Comunicação do IBICT
28/10/2009

Mais informações no site...

http://www.ibict.br/noticia.php?id=664

Nenhum comentário:

Postar um comentário